A principal ferramenta que possibilita realizarmos todos os testes in vitro, sem utilizarmos animais, é o cultivo de células. As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos e elas formam os tecidos e órgãos destes organismos. Para estudarmos as células de uma maneira aprofundada, é possível isolar células de tecidos vivos e mante-las em um ambiente controlado. Este processo caracteriza o cultivo celular.
Cada um dos nossos tecidos, como o tecido nervoso ou a epiderme da nossa pele, possui células bem diferenciadas e específicas deste tecido. Por exemplo, na epiderme, as principais células são os queratinócitos. Enquanto que na derme, os fibroblastos são as células em maior quantidade. Ambos tipos celulares podem ser cultivados em laboratório, mas precisam de uma infraestrutura especifica para que elas possam ser manipuladas.
Como cada tecido possui um tipo específico de célula, cada análise desenvolvida utiliza um tipo específico de célula. Assim, teremos uma resposta bem próxima ao que temos no nosso corpo humano! Na Núcleo Vitro possuímos toda a infraestrutura necessária para realizar cultivo de células além de tipos celulares diferentes para desenvolver os testes que a sua empresa precisa! Entre em contato para conhecer mais!