A união de múltiplas áreas com expositores de ingredientes, embalagens e serviços especializados da área cosmética é o que torna a FCE Cosmetique um dos principais eventos do setor. A Núcleo Vitro participou dos 3 dias de feira para trazer as novidades de lançamentos de produtos. Também participamos do Congresso Latino-americano de Química Cosmética (Colamiqc) para conhecer as novidades científicas da cosmetologia.
Dois temas predominaram este ano: a exposição aos diferentes espectros da luz (não apenas a luz UV) e microbioma. No tema de proteção da pele aos espectros da luz, Alexandra Lan, diretora da Shanghai PECHOIN, mostrou, no Colamiqc, como a pele é atingida por espectros da luz visível e por espectro do infravermelho. Ou seja, não é apenas a radiação ultravioleta que pode ser prejudicial para a pele. Assim, ativos estão sendo desenvolvidos para que possam garantir esta proteção para a pele. Neste mesmo sentido, Bibiana Matte, diretora científica da Núcleo Vitro, apresentou a metodologia in vitro desenvolvida na empresa para demonstrar os efeitos da luz azul durante o Talk Science da FCE Cosmetique. Este assunto vem sendo debatido por publicações cientificas e também pela mídia com crescente interesse pelos consumidores.
Outro tema presente durante os eventos foi avaliação do microbioma da pele. O microbioma é o conjunto de microrganismos que habitam a pele e vem sendo demonstrado como o equilíbrio destes microrganismos é fundamental para uma pele saudável. Este assunto foi discutido por palestrantes internacionais, como o Dr. Mathis Gempeler e Edith Flaire. Nacionalmente, a Daniella Francischetti da Solabia mostrou, durante o Colamiqc, os ativos que eles desenvolveram que possibilita o equilíbrio do microbioma. Durante o Innovation Center, que ocorreu dentro da FCE Cosmetique, a Dra. Betina Ramos, da Nanovetores, também apresentou uma solução inovadora de utilizar Lactobacilos em cosméticos e que trazem melhoras significativas para a pele.
O que estes dois temas tem em comum são as características que os lançamentos de produtos podem ter para trazer mais proteção e saúde para os consumidores. Com a informação cada vez mais acessível sobre o que faz bem e o que prejudica a pele, os consumidores também se tornam exigentes em relação ao que tipo de produto eles estão buscando. Portanto, o desenvolvimento de produtos que se diferenciam com eficácia profunda e comprovada se tornam interessantes frente a estes consumidores.